O Empório Salles

É o fruto de uma longa experiência na gestão de supermercados.
Sua história é a história dos meus avós, Júlio Pereira Salles e Maria Aparecida Salles e seus seis filhos (entre eles meu querido pai, Carlos) e da virtuosa sinergia de união e trabalho entre eles.
Tudo começou no pequeno vilarejo das Três Barras, localizado entre Lavras e Nepomuceno. Nos idos de 1947, quando meu avô ainda era retireiro na fazenda do Sr. Tônico e resolveu investir seu tempo livre e suas modestas economias em uma engenhosa empreitada: construir uma mercearia e um campo de futebol.

Mas não se engane, ele não tinha lá tanta intimidade com a bola! A ideia era que os jogos servissem de atrativo para que ele conseguisse vender seus produtos, já que ele estava no meio do nada e o movimento por aquelas bandas era quase nenhum. Então assim nascia seu primeiro negócio: “A Venda do Julinho”.

Em 1954, culminou em sua vinda para Lavras, e como vários outros feirantes que traziam produtos da roça, ele também alugava uma barraca no Mercado Municipal.
Deixou o campo de vez em 1962, e instalaram-se no andar de cima do bar do Nhô, enquanto dividia seu tempo entre a barraca no Mercado Municipal e seu mais novo negócio que era a máquina de arroz.

Em 1964, desfez de seus negócios de até então e apostou tudo na compra de uma casa no cobiçado “passeio da direita” na rua Francisco Salles, conforme superstição da época. Visionário, não mediu esforços para se estabelecer no ponto comercial mais nobre da cidade, então comandado por tradicionais famílias turcas. Em homenagem a seu cão de estimação e fiel escudeiro, batizou seu novo empreendimento de “Armazém Rex”. Com seu jeito humilde e energia inquebrantável para o trabalho, desenvolveu uma relação de confiança e amizade com seus clientes, consolidando-se no mercado de Lavras.
Foi solidário com os mais carentes e compromissado com causas sociais. Integrou a irmandade de comerciantes que apoiou os nobres professores e funcionários da ESAL durante a transição (federalização) para UFLA, no início dos anos 60.

Incansável, trouxe de São Paulo um conceito inovador de mercearia. O cliente não mais ficaria restrito ao balcão de atendimento, podendo circular por uma loja especialmente formatada para que escolhesse os produtos desejados; nesse mesmo layout que e utilizado até nos dias de hoje. Assim, inaugurou em 1974 o primeiro “Pegue e Pague” de Lavras, na Travessa Guadalupe.

Nessa época, a família Salles já estava completa com seus seis filhos; todos já crescidos e inteiramente envolvidos nos negócios. Essa força de trabalho e ideias permitiu a alavancagem das operações simbolizada pela expansão da rede, quando, enfim, o termo “super” passou a anteceder o nome dos mercados Rex. Várias lojas foram inauguradas em Lavras e região, tornando-se o um dos maiores grupos varejistas do ramo em Minas Gerais.
Em junho de 2005, toda a estrutura foi vendida e os Salles passaram o bastão das operações dos Supermercados.

Quanto a mim, a exemplo de muitos dos meus tios e primos, pesei azeitonas e castanhas, organizei bagunça em estoque, repus produto em prateleira e criei calo nos dedos remarcando preços nos anos de hiperinflação. No estoque, devorei muitos sanduíches de mortadela enquanto os adultos discutiam negócios. Empreender era algo muito espontâneo na família.

Aos dezessete fui cursar Administração em Belo Horizonte, sempre focado na gestão de empresa familiar e sucessão. Cursei pós-graduação em Finanças e trabalhei em multinacionais.

Retornei à Lavras 11 anos depois para auxiliar meu pai em seus próprios empreendimentos. Todavia, a ideia de montar um negócio que desse sequência ao legado do meu avô naturalmente se aflorou.

O retorno a terra natal trouxe a tona lembranças de um contexto de família-empresa: em casa, aprendia de trabalho; no trabalho, aprendia da vida e vice-versa. As lições do passado ressurgiam com a consciência de que havia sido guiado até aqui.
Encorajado por essa constante nostalgia, alguns anos de maturação se passaram até que o projeto ideal fosse formatado.
Assim, de volta as origens e com muito orgulho, surge o Empório Salles, honrando a tradição de atender bem, fazer o bem e oferecer os melhores produtos para Lavras e região.